Paisagismo
Orelha-de-onça (Pleroma heteromallum): a planta que parece quaresmeira, mas não é.
Seguindo essas dicas, você vai ter uma orelha-de-onça (Pleroma heteromallum) linda e exuberante, que vai alegrar o seu jardim com suas cores e formas.
Publicado
2 anos atrásem

A Pleroma heteromallum, carinhosamente apelidada de Orelha-de-onça, é uma planta que encanta com suas flores roxas, que lembram as orelhas de um felino selvagem, e por sua folhagem verde-escura e brilhante.
A orelha-de-onça é uma espécie nativa da América do Sul e pertence à família das melastomatáceas, a mesma da quaresmeira. Contudo, as espécies se diferenciam, sendo importante não confundir a floração de ambas.
Imagem: zarrephoto
Características da orelha-de-onça
A orelha-de-onça (Pleroma heteromallum) é uma planta arbustiva, que pode atingir até 3 metros de altura. Ela é muito resistente e adaptável, podendo ser cultivada em vasos, canteiros ou como cerca-viva.
É igual a quaresmeira?
A orelha-de-onça tem algumas semelhanças com a quaresmeira ou o manacá da serra, como a aparência das folhas, além da cor e a forma das flores.

Por outro lado, elas também possuem algumas diferenças: a orelha-de-onça, é um tipo de arbusto que floresce durante todo o ano, enquanto a quaresmeira é uma pequena árvore que floresce apenas no outono e na primavera.
Cultivo da orelha-de-onça
Luz do sol e rega
Escolha um local com bastante luz indireta, mas sem sol direto, pois ele pode queimar as folhas e as flores da planta.

Regue a planta regularmente, mantendo o substrato úmido, mas não encharcado. Evite molhar as folhas e as flores, pois elas podem apodrecer
Poda e adubação
Pode a planta periodicamente, removendo as folhas e flores secas ou danificadas. Isso estimula o crescimento de novos brotos e flores
Adube a planta a cada 15 dias, durante a primavera e o verão, com um adubo líquido diluído na água da rega. Siga as instruções do fabricante para a dosagem correta.
Pragas e doenças
Proteja a planta de pragas e doenças, como pulgões, cochonilhas e fungos. Se notar algum sinal de infestação, use um inseticida ou fungicida específico para plantas ornamentais

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

