A temporada 2024/25 do milho de inverno está praticamente concluída no Brasil, com 99,1% da área já colhida até o último domingo (14), segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número representa avanço de 0,8 ponto percentual em relação à semana anterior. Apesar do bom desempenho, ainda há atraso quando comparado ao mesmo período da safra passada, que já estava finalizada.
Em contrapartida, os trabalhos seguem à frente da média histórica dos últimos cinco anos, que gira em torno de 97,6%. O encerramento da colheita depende de três estados: Minas Gerais, que já alcançou 99,6% da área, Mato Grosso do Sul, com 99%, e Paraná, que ainda trabalha em 96% do total.
Algodão perto do fim
O ciclo 2024/25 do algodão apresenta avanço consistente, com 96,6% da área colhida até domingo. Na comparação semanal, houve aumento de 9,7 pontos percentuais. Porém, frente ao mesmo período do ciclo 2023/24, há um leve atraso, já que no ano anterior 98,5% da colheita estava concluída.
Entre os principais estados produtores, Mato Grosso lidera com 98,3% da safra finalizada. Goiás aparece em seguida, com 97%, enquanto Mato Grosso do Sul já encerrou os trabalhos.
Trigo ainda lento no campo
A colheita do trigo segue em ritmo mais lento. Até o último levantamento, apenas 13,8% da área cultivada havia sido ceifada, avanço modesto de 2,7 pontos percentuais na semana.
O atraso é perceptível: no mesmo período do ciclo passado, 17,8% já tinham sido colhidos. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 15,8%, o desempenho também está aquém. No Paraná, principal produtor, 12% da área já foi colhida. No Rio Grande do Sul, segundo maior polo do cereal, os trabalhos ainda não começaram.
Safra de verão e arroz em início de plantio
Enquanto as colheitas se aproximam do fim em algumas culturas, o novo ciclo agrícola já começa a se desenhar. O milho de verão 2025/26 cobre 14,7% da área prevista, com avanço de 5,1 pontos percentuais em relação à semana anterior. O índice também está adiantado em comparação à safra anterior e à média dos últimos cinco anos.
Entre os estados que já iniciaram os trabalhos, o Rio Grande do Sul se destaca com 53% da área plantada. No Paraná, 24% da semeadura já foi realizada, seguido de Santa Catarina, com 15%.
O arroz também entra no calendário do ciclo 2025/26. Até domingo, 2,8% da área nacional havia sido semeada. O índice mostra pequeno avanço em relação ao mesmo período da safra anterior, mas está abaixo da média histórica de 3,8%. Entre os estados do Sul, apenas Santa Catarina iniciou os trabalhos, com 25% da área já plantada.
 


