Paisagismo
Dente-de-leão: a flor da primavera
Publicado
2 anos atrásem

Comumente encontrada em jardins, campos e até mesmo e calcadas, o dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma flor perene, que pode ser encontrada em praticamente o mundo todo, já que é uma espécie invasora. Com seu aspecto único, ela pode ser cultivada ou consumida como alimento para fins medicinais.
Suas folhas e raízes são comestíveis, podendo ser usadas em saladas, sopas e outros pratos, além de chás, que tem propriedades diuréticas e digestivas.
Imagem: Pixabay
Estrutura e anatomia do dente-de-leão
Herbácea, a planta possui um caule ereto que pode crescer até 30 centímetros de altura. Suas folhas são verdes e dentadas, e crescem em uma roseta basal.
Já a flor do dente-de-leão é amarela e tem uma forma de disco, composta por pequenas flores individuais, chamadas de flores liguladas.
Reprodução
A reprodução do dente-de-leão é realizada por sementes. Suas sementes são produzidas em um aquênio, uma estrutura seca que contém uma única semente.

O aquênio, possui um pequeno tufo de pelos brancos que ajuda a dispersão da semente pelo vento.
Cultivo
De fácil cultivo, a flor pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, mas prefere solos que sejam úmidos e bem drenados. Além disso, o dente-de-leão não exige muita manutenção, podendo ser regado regularmente durante períodos mais secos.
Uso
Além de ser cultivada em jardins, o dente-de-leão é uma flor que pode ser usada nos mais diferentes fins.
1- Culinário
As folhas e as raízes são comestíveis e podem ser usadas no preparo de saladas, sopas e outros pratos.
2- Medicinal
Suas folhas e as raízes podem ser usadas na medicina tradicional para tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo problemas digestivos, renais e hepáticos. A planta é rica em nutrientes, incluindo vitamina A, vitamina C e cálcio.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

