Paisagismo
Begônia asa de dragão: a planta que vai dar um toque de cor à sua casa
Publicado
2 anos atrásem

A begônia asa de dragão, “Dragon Wing”, é uma planta ornamental que vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. Com suas folhas grandes e brilhantes em tons de verde e vermelho, ela é uma ótima opção para quem quer dar um toque de cor à casa.
Além disso, a planta é versátil e fácil de cuidar, podendo ser cultivada em ambientes internos ou externos, ideal para quem quer dar um toque de cor à casa. Ela recebe esse nome por conta do formato de suas folhas, que lembram asas
Imagem: floreseaves
Características
Resultante do melhoramento genético de duas espécies de begônias, a paisagista Nô Figueiredo, cita que a espécie é uma planta herbácea, que funciona muito bem como pendente. Ela pode ser perene ou anual, tudo dependerá do seu cultivo.

Ela pode atingir até 30 cm de altura e tem um crescimento rápido. Suas folhas são grandes e brilhantes, com um formato que lembra as asas de um dragão. Já suas flores são pequenas e simples, geralmente em tons de vermelho, amarelo, laranja ou branco.
Como cultivar begônia asa de dragão
Da fácil cultivo, a variedade pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo. Se for cultivar em um vaso, escolha um tipo com furos de drenagem para evitar o acúmulo de água.
1- Exposição a luz
Escolha um local com luz indireta. A espécie até pode tolerar sol pleno, mas é melhor evitar o sol forte, que pode queimar suas folhas.
2- Rega
A rega pode ser feita todos os dias, desde que seja mantido um controle da quantidade de água fornecida para que o substrato não fique encharcado.
3- Substrato
Segundo a paisagista, o substrato ideal é rico em matéria orgânica, bem drenado, permeável e úmido, mas nunca encharcado.
4- Adubação
Adube a planta a cada 2 semanas durante a primavera e o verão. Use um fertilizante líquido ou granulado balanceado.
Propagação
A begônia asa de dragão pode ser propagada por estacas ou por divisão de touceiras. A propagação por estacas é a mais simples. Basta cortar um galho saudável da planta e colocar em um vaso com água. Em algumas semanas, as raízes começarão a se formar.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

