Paisagismo
Jasmim-Asa-de-Anjo (Jasmim Estrela): Guia Completo de Cultivo e Cuidados
Este guia prático para o cultivo e cuidado do Jasmim-Asa-de-Anjo (Jasmim Estrela) visa não apenas informar, mas também inspirar jardineiros de todos os níveis a adicionar esta espécie encantadora à sua coleção.
Publicado
2 anos atrásem

O Jasmim-Asa-de-Anjo, também conhecido popularmente como Jasmim Estrela, é uma planta encantadora que promete trazer beleza e um perfume inconfundível ao seu jardim ou espaço interno. Ela é originária do Arquipélago Bismarck, no Pacífico, mas se adapta bem ao clima tropical e subtropical do Brasil.
Devido as características, é uma planta bastante procurada para ser cultivado em ambientes internos, por ser uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, que produz flores brancas e perfumadas, em forma de estrela.
Características notáveis
O jasmim-asa-de-anjo (Jasminum nitidum) pertence à família Oleaceae, a mesma do jasmim-comum e da oliveira. Ele possui ramos longos, pendentes e ramificados, que podem alcançar até 6 metros de altura. Ele ainda se caracteriza por suas folhas são verdes-escuras, brilhantes, coriáceas e opostas, com formato oval e pontas afiadas.

Na época de floração, que ocorre em cachos principalmente na primavera e no verão, o jasmim estrela desenvolve flores pequenas, com cinco pétalas brancas e um centro amarelo, exalando um perfume agradável.
Versátil
O jasmim estrela é uma planta muito versátil, que em ambientes externos pode ser cultivada como arbusto informal, cerca-viva, em canteiros ou pergolados, desde que tenha suporte para se enrolar.
Em ambientes internos, o jasmim-asa-de-anjo também pode ser cultivado em vasos, desde que sejam seguidos alguns cuidados ao ser cultivado.
Como cuidar do jasmim estrela em vaso?
Luz do sol
O ideal é que o jasmim estrela seja cultivado em um local onde a planta pode receber a luz do sol direta durante algumas horas. Em ambientes internos, opte por deixar o vaso de jasmim estrela próximo a uma janela bem iluminada onde receba a luz do sol por um certo período.
Substrato e rega
O substrato utilizado no cultivo do jasmim-asa-de-anjo deve ser fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Para manter a fertilidade do substrato, pode ser feita a adubação a cada dois meses, com fertilizante orgânico ou químico, seguindo as instruções do fabricante.

Quanto as regas, elas devem ser realizadas regularmente, cuidando para manter o substrato sempre umedecido, sem causar encharcamento em suas raízes.
Doenças e manutenções
O jasmim estrela é muito resistente e de fácil manutenção. Contudo, por mais que não seja muito suscetível a pragas e doenças, ele pode sofrer com ataque de cochonilhas, pulgões e ácaros. Nesses casos, recomenda-se aplicar um inseticida natural ou específico para o problema.
Poda
A poda do jasmim-asa-de-anjo é opcional, mas pode ser feita para estimular a floração, controlar o crescimento ou dar forma à planta. Aliás, a poda deve ser realizada sempre após a floração, cortando-se os ramos mais velhos ou indesejados.
Multiplicação
A multiplicação do jasmim estrela pode ser feita facilmente por estaquia ou alporquia. A estaquia consiste em cortar um ramo semi-lenhoso da planta, com cerca de 15 cm de comprimento, retirar as folhas da base e plantá-lo em um substrato úmido e arenoso.
Já a alporquia consiste em fazer um corte circular na casca de um ramo da planta, envolvê-lo com musgo úmido e plástico e esperar que se formem raízes no local. Depois disso, basta cortar o ramo abaixo das raízes e plantá-lo em um vaso.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

