Paisagismo
Lírio-aranha: uma flor exótica e perfumada para o seu jardim
O lírio-aranha é uma adição encantadora para qualquer jardim, trazendo uma beleza única e um toque de exotismo. Com cuidados simples e atenção
Publicado
2 anos atrásem

O lírio aranha é uma espécie ornamental fascinante, que pertence à família Amaryllidaceae e é nativa das Antilhas.
O seu nome científico é Hymenocallis caribaea e ela se destaca por seus longos e delicados filamentos que se estendem, lembrando as pernas de uma aranha em uma teia.
Imagem: masazumiisobe
Características e época de floração
As flores do lírio-aranha surgem no verão, em inflorescências eretas e umbeladas, que ficam acima da folhagem.

Cada flor tem uma espécie de miolo central e seis pétalas finas e longas, que podem chegar a 20 cm de comprimento. As flores são perfumadas e têm um aroma de baunilha.
Cuidado! Ela é toxica
O lírio-aranha é uma planta exótica e perfumada, que pode trazer beleza e charme para o seu jardim. Contudo, ele também é uma planta tóxica, e todas as suas partes são venenosas se ingeridas. Por isso, é preciso mantê-lo longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.
Como cultivar o lírio-aranha?
O lírio-aranha é uma planta ornamental, que pode ser cultivada em canteiros com flores, vasos ou jardins, dependendo apenas de alguns cuidados.
1- Exposição ao sol
Opte por um local com luz solar indireta ou meia-sombra, protegendo-a de luz solar direta intensa que possa danificar suas delicadas pétalas.
2- Solo

Essa espécie aprecia solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de terra comum de jardim, composto orgânico, terra vegetal e areia grossa de construção.
3- Adubação
Quanto a adubação do solo, é possível realizar a aplicação de um fertilizante balanceado, como o NPK 10-10-10, durante a primavera e o verão. Ela deve ser feita uma vez por mês ajuda a estimular o crescimento e manter a floração saudável.
Propagação
A propagação pode ser feita por meio de sementes ou bulbos. Ao escolher a propagação por bulbos, opte por bulbos saudáveis e plante-os em um solo bem drenado, mantendo-os ligeiramente úmidos até o enraizamento, que pode ocorrer em algumas semanas.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

