No mês em que se celebra o Dia das Crianças, o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, deu início a uma campanha que une empatia e sustentabilidade em uma proposta prática e simbólica: trocar brinquedos novos ou em bom estado e roupas infantis por mudas de árvores nativas. A ação acontece entre os dias 6 e 10 de outubro no escritório regional da autarquia em Curitiba, localizado na Rua Engenheiros Rebouças, 1.375, e funciona nos períodos das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
A ideia é simples, mas cheia de significados. Ao contribuir com doações que serão destinadas a instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade, o participante recebe em troca uma muda de espécie nativa, cultivada nos viveiros do próprio IAT. Dessa forma, além de promover um Dia das Crianças mais feliz para muitas famílias, a campanha também planta um gesto de cuidado com o futuro.
“Vamos ajudar instituições de caridade que cuidam de crianças, fazer com que tenham um dia mais feliz. E, quem ajuda, leva para casa uma muda de espécie nativa, colaborando para semear um futuro mais verde”, afirmou Daniela Nicole Ferreira Castelar de Araújo, gerente do escritório de Curitiba e Região Metropolitana do IAT.
A ação integra o programa Paraná Mais Verde, que desde 2019 já distribuiu mais de 12 milhões de mudas nativas em todo o estado. Só no primeiro semestre de 2025, mais de 1,4 milhão de unidades foram doadas a projetos de reflorestamento e arborização urbana e rural. A proposta busca engajar a população na restauração de áreas degradadas, no aumento da cobertura vegetal e no combate às mudanças climáticas – ações que se entrelaçam com educação ambiental e responsabilidade coletiva.
Além de datas comemorativas como o Dia das Crianças, o programa também conta com outras frentes de atuação, como a revitalização de viveiros, apoio à produção de espécies ameaçadas de extinção, implantação de parques urbanos, incentivo à polinização e criação de viveiros socioambientais. As mudas disponibilizadas vêm de estruturas especializadas distribuídas em 20 cidades do Paraná, entre elas São José dos Pinhais, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava e Toledo.
A campanha em Curitiba também oferece um momento de reflexão sobre como atitudes cotidianas podem contribuir com causas maiores. Neste caso, uma simples doação pode ser o início de uma árvore que viverá por décadas, enquanto promove o bem-estar de uma criança que será diretamente beneficiada com o gesto solidário.
Quem quiser participar ou obter mais informações pode entrar em contato com o escritório regional pelo telefone (41) 3213-3431 ou pelo e-mail [email protected]. A campanha vai até sexta-feira e é uma oportunidade única de transformar empatia em ação e afeto em arborização.