Paisagismo
Atraia pássaros e encante seu jardim: Descubra 4 plantas irresistíveis
Conheça 4 plantas que atraem passaros e deixam o jardim ainda mais encantador, seja com a beleza de suas flores ou pelo encanto dos pássaros.
Publicado
2 anos atrásem

Além de encantarem os jardins com suas cores e cantos, os pássaros deixam uma sensação de paz e aconchego nos ambientes. E, para que eles sempre se sintam em casa, nada melhor que cultivar no jardim algumas espécies de plantas que atraem pássaros.
Repleta de cores e recursos, essas plantas oferecem alimento, abrigo e ninho para as aves, que em troca, enchem o seu jardim de vida, cor e som. Além disso, quando os pássaros visitam mais os jardins, eles ajudam a controlar pragas, polinizar flores e dispersar sementes, contribuindo para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
Pingo de ouro
O pingo de ouro é originária da América tropical e destaca os jardins com a beleza de suas flores (podendo variar entre a cor azul ou branca) e pequenos frutos amarelos, que dão um aspecto encantador para o local. Essa beleza, se torna ainda mais memorável, quando os pássaros polinizadores marcam presença em seus galhos.

Geralmente, os pássaros que mais visitam o pingo de ouro são os frugívoros e nectarívoros, como os beija-flores, os saíras, os cambacicas, sabiás, os bem-te-vis, os tucanos, as arapongas, os periquitos, entre outros.
Pyracantha coccinea
Nativa da Europa e Ásia, a pyracantha coccinea é uma espécie arbustiva que se destaca pela sua beleza e pela sua capacidade de atrair pássaros. Ela se destaca nos jardins com suas folhas verdes, ovaladas e brilhantes, que contrastam com as suas flores pequenas e brancas, que surgem na primavera.

Entretanto, o que mais chama mais a atenção na planta são os seus frutos vermelhos, alaranjados ou amarelos, que se formam no outono e no inverno e são muito apreciados pelos pássaros.
Ela é uma das plantas que atraem pássaros frugívoros, como os sabiás, os bem-te-vis, os tucanos, as arapongas, os periquitos, as maritacas, os papagaios, entre outros.
Ochna serrulata
Com suas folhas verdes, serrilhadas e brilhantes, que contrastam com as suas flores vermelhas, que surgem na primavera, a ochna serrulata chama muito a atenção nos jardins e dos pássaros com seus frutos pretinhos.

Aliás, ela é umas das plantas que atraem pássaros mais versáteis do grupo, podendo ser cultivada em vasos, canteiros de flores, bordaduras, cercas-vivas ou como planta isolada.
Cotoneaster horizontalis
Se destacando pela sua beleza e pela sua capacidade de atrair pássaros, a cotoneaster horizontalis é uma das plantas que atraem pássaros que se caracteriza por suas folhas verdes, pequenas e ovais, que ficam avermelhadas no outono.

Aliás, seus frutos vermelhos, também são um charme a parte e se formam em épocas mais frias, mantendo o inverno repleto de pássaros no jardim.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

