Connect with us

Releases

Uso de motosserras em trabalhos florestais exige mais cuidado no inverno 

Publicado

em

Uso de motosserras em trabalhos florestais exige mais cuidado no inverno 

Os dias mais frios, típicos do inverno, podem tornar os trabalhos florestais ainda mais desafiadores, mas a falta de chuvas desse período faz com que esse seja o melhor momento para manutenção de áreas verdes. Essa combinação pode comprometer, de alguma forma, o funcionamento dos componentes da motosserra. O solo, mais liso e escorregadio, exige atenção redobrada dos operadores. 

“É sempre importante reforçar que a segurança vem em primeiro lugar”, alerta Eduardo Garcia, especialista técnico de vendas da Oregon Tool, fabricante de ferramentas de corte de precisão para diversos setores, incluindo florestal, gramado e jardim, agricultura e construção. “Além de utilizar equipamentos de qualidade, é preciso planejar bem o corte e manter atenção ao ambiente para prevenir acidentes durante o inverno”, completa. 

Planejamento, preparação e boa manutenção

Garcia orienta que, ainda antes de começar o trabalho de corte em áreas florestais, o operador deve verificar a afiação, o tensionamento e a lubrificação da corrente da motosserra. Além de verificar regularmente a saída de óleo de corrente e manter o canal de lubrificação sempre desobstruído. Lembre-se que o excesso de serragem úmida pode dificultar a lubrificação do sabre e da corrente.

O ideal para manter a lubrificação adequada, reforça, não apenas no inverno, mas sempre, é usar produtos específicos para as correntes de motosserra. A madeira úmida e congelada também pode causar o desgaste do fio da lâmina mais rápido, exigindo afiação com mais frequência. 

“Outro ponto essencial é o uso correto dos equipamentos de proteção individual. Luvas, capacete com viseira, protetores auriculares e botas antiderrapantes não podem faltar, principalmente nesta época do ano em que o terreno fica mais escorregadio e os galhos úmidos podem oferecer risco de queda”, lembra. 

Dicas para usar motosserra com segurança no inverno


– Verifique a afiação
Madeira úmida e congelada desgasta a corrente mais rápido. Verifique a afiação em intervalos menores que no verão.

– Atenção à lubrificação
O óleo lubrificante pode engrossar no frio, reduzindo a lubrificação da corrente. Confira o nível e o fluxo antes e durante o uso.

– Cuide dos EPIs
Use luvas, capacete com viseira e botas antiderrapantes. O solo fica escorregadio e exige mais cuidado no posicionamento.

– Limpeza pós-uso
Remova umidade e resíduos ao finalizar o trabalho para evitar ferrugem e acúmulo de sujeira.
 

Sobre a Oregon Tool:

Líder mundial na produção de correntes de corte e barras para motosserras, a Oregon Tool está presente no Brasil desde o final da década de 1970 com uma de suas fábricas localizada em Curitiba (PR). Com sede em Portland, Oregon, EUA, e uma presença multinacional de fabricação e distribuição, a Oregon Tool vende seus produtos em mais de 110 países sob as marcas Oregon®, Woods®, ICS®, Pentruder®, Merit® e Carlton®.
A empresa é a líder global em correntes de corte, barras para motosserras, correntes diamantadas para corte de concreto e tubos de aço, também é especialista em implementos agrícolas e fornecedora de peças e equipamentos originais e de reposição para OEM. Saiba mais em www.oregontool.com. 

  • Uso de motosserras em trabalhos florestais exige mais cuidado no inverno 

    Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.

    E-mail: [email protected]

Continuar a Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.