Paisagismo
Dicas práticas para plantar Lírio-da-Paz em Vaso e Fazer Mudas
Publicado
1 ano atrásem

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é uma planta muito popular entre os jardineiros de plantão e é originária da América Central, onde aprecia muito ambientes sombreados, úmidos e quentes. Aliás, essas condições são facilmente encontradas em muitas casas brasileiras, tornando-a uma planta relativamente fácil de cultivar.
A seguir, descubra algumas dicas práticas para plantar o lírio da paz em vasos e os passos necessários para ter uma muda da planta, para que você possa multiplica-la em outros ambientes ou presentear alguém.
Condições Ideais de Cultivo
Para prosperar, o lírio-da-paz requer umidade constante, portanto, regas frequentes são necessárias durante seu cultivo. Todavia, proteja a planta de ventos fortes e ar condicionado. Ambos os fatores são inimigos potenciais do lírio-da-paz: o vento queima as pontas das folhas, enquanto o ar condicionado reduz a umidade do ar, deixando o ambiente frio, algo que a planta não tolera bem.

Além disso, certifique-se de posicionar a planta em um local que receba luz indireta, já que o excesso de sombra impedirá a mudança das brácteas de verde para branco.
Preparando o Vaso
Para plantar o lírio-da-paz em vaso, escolha um recipiente de tamanho adequado com boa drenagem. Segundo o arquiteto-paisagista Leonardo Menezes, “A utilização de um substrato bem aerado e rico em matéria orgânica, misturado com vermiculita, ajudará a manter a umidade e nutrirá a planta eficientemente.”
Assim, escolha um local adequado onde a planta possa se desenvolver sem estresse. Por isso, comece enchendo o vaso com uma mistura de terra própria para mudas, que seja enriquecida com vermiculita.
Frequência das Regas e Adubação
As regas devem ser regulares para manter o solo úmido. Por isso, leonardo sugere uma prática simples: “utilize a técnica do dedômetro – toque o substrato com o dedo e, se ele estiver seco, regue a planta; caso contrário, espere até o dia seguinte.”

Esta técnica ajuda a evitar o excesso de água, que pode causar o apodrecimento das raízes. Quanto à adubação, Leonardo recomenda o uso de Bokashi mensalmente. “Use sempre uma dose menor do que a indicada na embalagem para não exagerar”, afirma.
Propagação: Divisão de Touceiras
Além do cultivo do lírio-da-paz ser prático para jardineiros de qualquer experiência, a propagação também não é um “bicho de sete cabeças.

A maneira mais eficiente de reproduzir essa planta é por divisão de touceira. Esse método é ideal, pois preserva todas as características da planta-mãe.
- Primeiramente, retire a planta do vaso com cuidado.
- Separe gentilmente as raízes do torrão principal.
- Replante cada touceira em um novo vaso preparado com o mesmo tipo de substrato usado anteriormente, que favoreça a retenção de umidade.
Para plantas mais velhas, este é também um excelente momento para adubar novamente o solo e fornecer mais espaço para que as novas mudas cresçam vigorosamente.
Dicas extras para o cultivo do lírio-da-paz
Em alguns casos, é possível notar que as flores do seu lírio-da-paz permaneçam verdes. Nesse caso, pode ser necessário ajustar a quantidade de luz recebida, bastando fazer uma transição gradual da planta para um local que receba mais luz matinal ou no final da tarde.
Essa transição lenta é chamada de rustificação e evitará o choque de mudanças bruscas de iluminação. Este processo estimulará a transformação das brácteas de verde para branco ao longo do tempo.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.


