Connect with us

Noticias

IPR do Ipardes aponta nova queda nos preços de alimentos no Paraná em dezembro

Publicado

em

IPR do Ipardes aponta nova queda nos preços de alimentos no Paraná em dezembro

O Índice Ipardes de Preços Regional – Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas) registrou queda de 0,23% em dezembro no Paraná, marcando o segundo recuo consecutivo, após a retração de 1,33% em novembro, conforme boletim técnico divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No acumulado de 12 meses, o índice geral ficou em alta de 0,23%, o menor patamar desde dezembro de 2023.

Leite e derivados puxam a baixa; abobrinha lidera recuos

O resultado de dezembro foi influenciado principalmente pela queda de 0,62 ponto percentual no subgrupo leite e derivados e de 0,09 ponto em cereais. Leite e derivados recuaram 4,49%, acompanhados por ovos de galinha (-3,85%), sal e condimentos (-2,80%) e óleos e gorduras (-2,28%).

Entre os itens pesquisados, os maiores recuos no mês foram abobrinha (-13,16%), alho (-10,35%), uva (-9,24%), leite integral (-7,99%) e melão (-7,77%). O Ipardes atribui a queda da abobrinha à maior oferta favorecida pelo clima; a do alho, à boa produtividade e ao aumento das importações; a da uva, à oferta elevada mesmo com demanda de fim de ano; e a do leite, à combinação de investimentos, clima favorável e maior importação.

Na variação acumulada em 12 meses, os destaques de queda foram cereais (-28%), leite e derivados (-9,71%) e ovos de galinha (-6,28%).

Queda em sete dos nove municípios; Umuarama tem maior retração

Regionalmente, o IPR de dezembro caiu em sete dos nove municípios pesquisados. A maior queda foi registrada em Umuarama (-1,04%), seguida por Londrina (-0,56%), Pato Branco (-0,32%), Cascavel (-0,22%), Maringá (-0,13%), Curitiba (-0,11%) e Ponta Grossa (-0,03%).

O subgrupo ovos de galinha teve as maiores quedas em Maringá (-6,48%), Curitiba (-5,49%), Londrina (-5,43%) e Umuarama (-5,28%). Já leite e derivados recuou com mais força em Ponta Grossa (-4,82%), Foz do Iguaçu e Cascavel (-4,51%) e Pato Branco (-3,93%). Em Guarapuava, o destaque foi hortaliças e verduras (-4,67%).

Além de ovos e leite integral, a abobrinha apresentou quedas em todos os municípios pesquisados, com destaque para Ponta Grossa (-18,09%) e Curitiba (-16,31%).

Como o índice é calculado

O IPR – Alimentos e Bebidas é divulgado mensalmente pelo Ipardes e reúne 91 produtos, organizados em 18 subgrupos, com abrangência para o Paraná e para os municípios polos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Os preços utilizados no cálculo são extraídos de Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas por estabelecimentos comerciais e disponibilizadas pela Receita Estadual, respeitando critérios de sigilo fiscal.

A cesta do índice reflete o padrão de consumo de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (2018). Para o cálculo, são utilizados cerca de 2,5 milhões de registros de NFC-e de 583 estabelecimentos distribuídos nos nove municípios pesquisados.

  • IPR do Ipardes aponta nova queda nos preços de alimentos no Paraná em dezembro

    Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.

    E-mail: [email protected]