Paisagismo
Como resolver os 5 PROBLEMAS mais comuns em ORQUÍDEAS; seja nas FLORES, folhas e RAIZ
Publicado
1 ano atrásem

As orquídeas são plantas fascinantes e requintadas, capazes de adicionar um toque de elegância a qualquer espaço. No entanto, esses tesouros tropicais não estão livres de problemas e podem acabar dando uma verdadeira dor de cabeça para solucionar.
Aliás, se você possui uma orquídea, é bem possível que já tenha enfrentado ou enfrentará problemas comuns em suas folhas, flores ou raízes. Para ajudá-lo a identificar e solucionar essas questões, vamos detalhar os cinco problemas mais frequentes e como resolvê-los de maneira eficaz.
1. Folhas queimadas pelo sol
Uma dos problemas mais comuns que ocorre nas orquídeas é o aparecimento de manchas assimétricas nas folhas, causadas pelo sol. Essas manchas podem fazer com que a folha pareça “desbotada” e, em casos mais complicados, podem até causar furos.

Segundo a paisagista Alice Monteiro, “o sinal é facilmente observável. A mudança de cor ocorre principalmente nas áreas diretamente expostas à luz solar intensa.” Para resolver este problema no sua orquídea, mude sua orquídea para um local que ela receba apenas a luz indireta do sol. Verifique também, se as folhas da orquídea fazem sombra umas às outras, o que pode indicar que a planta está recebendo mais luz do que deveria.
2. Ataques de Lesmas e Caracóis
Outro problema frequente nas orquídeas são os ataques de lesmas e caracóis. Quando esses moluscos se alimentam das folhas, elas ficam “esqueletizadas”, isto é, a parte macia é raspada, deixando para trás as fibras mais duras e menos nutritivas.

“O ataque de lesmas e caracóis é visível por causa das estrias nas folhas e sua textura flexível ao toque,” comenta Alice. A solução inclui a remoção manual desses invasores e o uso de barreiras físicas ou naturais ao redor da planta.
3. Falta de Regas
Se as folhas de sua orquídea estão foscas e flácidas, a planta pode estar sofrendo com a falta de regas. Esse problema geralmente resulta de períodos prolongados sem água ou quantidade insuficiente de irrigação.
De acordo com Alice Monteiro, “o simples aumento na frequência e volume da rega pode revitalizar sua orquídea.” Use a técnica do dedômetro: toque o substrato com o dedo; se estiver seco, é hora de regar. Além disso, sempre que possível, utilize água em temperatura ambiente para não causar choque térmico.
4. Fumagina

A fumagina é um fungo que se manifesta como uma mancha escura cobrindo a folha da orquídea, quase como se a planta estivesse coberta de fuligem. Este problema geralmente é secundário, indicativo de uma infestação anterior por cochonilhas ou pulgões.

Para Alice, “o controle da infestação inicial é essencial. Utilize produtos naturais ou sabonetes próprios para eliminar cochonilhas e pulgões.” Uma vez controlada a praga, um tratamento com fungicida pode ajudar a remover a fumagina.
5. Botrytis
Nas flores, uma das doenças fúngicas mais comuns é a botrytis. Ela é caracterizada por manchinhas escuras semelhantes à catapora e afeta principalmente orquídeas com flores claras como Phalaenopsis, Dendrobium e Vanda.

“Para controlar a botrytis, a primeira medida é garantir uma boa circulação de ar ao redor das plantas,” recomenda Alice. Além disso, reduzir a umidade excessiva e aplicar fungicidas específicos podem ajudar no controle da doença.
Com um pouco de observação e cuidados, é possível superar esses problemas comuns e garantir que suas orquídeas cresçam saudáveis e vibrantes. Além disso, para ter mais sucesso no cultivo, utilize produtos recomendados para a adubação e manutenção das suas orquídeas, sempre aplicando as doses conforme as orientações.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.


