Paisagismo
3 plantas repelentes que afastam mosquitos que você precisa conhecer!
Cansando de insetos em casa? Separamos 3 plantas repelentes que afastam mosquitos que provavelmente você ainda não conhecia.
Publicado
2 anos atrásem

Com a chegada do verão e dos dias mais quentes, os mosquitos também se tornam mais presentes, trazendo consigo incômodos e até mesmo doenças. Felizmente, a natureza nos oferece uma solução natural e charmosa para combatê-los: as plantas repelentes.
Essas plantas exalam aromas que os mosquitos detestam, criando uma barreira natural contra os insetos. Além de serem eficazes, elas também contribuem para a beleza e a saúde do ambiente, purificando o ar e criando um clima mais agradável. Neste post, você vai conhecer algumas das principais plantas repelentes de mosquitos e aprender como usá-las para proteger sua casa e seu jardim.
Imagem: villa.ester.and.garden
Malva perfumada variegata (Pelargonium graveolens)
A malva perfumada variegata é uma planta medicinal, bastante ornamental e bonita, conhecida por exalar um aroma no ambiente que atrapalha a forma como os mosquitos se comunicam.

É uma ótima opção de planta repelente de mosquitos para ser cultivada próxima da entrada de residências, em sacadas, varandas e até mesmo de janelas, criando uma barreira contra os mosquitos.
Geranium perfumado (Pelargonium fragrans)
Se você prefere plantas repelentes que exalam um perfume inconfundível, o geranium perfumado é a opção ideal para você cultivar dentro de casa. Exalando um perfume bem característico, que se espalha pelos ambientes, o geranium perfumado afasta os mosquitos só de tocar na planta.

Também é uma das ótimas opções de plantas repelentes contra mosquitos para ser cultivada em jardins, canteiros de flores, floreiras ou próxima de janelas e varandas.
Santolina

A planta santolina é uma conhecida antiga e desde o passado já era cultivada para espantar pragas, piolhos e os indesejados mosquitos. É conhecida por sua aparência e pelo cheiro intenso que solta no ambientes, repelindo os insetos.
Como cuidar das plantas repelentes?
Podendo ser cultivadas em vasos, jardins, canteiros de flores, entre outros locais, os cuidados ao serem cultivada são práticos para que se mantenham saudáveis.
Além dos cuidados com a rega moderada, apenas para manter o substrato umedecido, é importante se atentar à exposição das plantas a luz direta do sol. O ideal, é que elas recebem pelo menos 4 horas diárias de sol pleno, seja durante todo o período da manhã, ou todo o período da tarde.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.


