Noticias
IPR do Ipardes aponta nova queda nos preços de alimentos no Paraná em dezembro
Publicado
10 minutos atrásem
Por
Claudio P. Filla
O Índice Ipardes de Preços Regional – Alimentos e Bebidas (IPR – Alimentos e Bebidas) registrou queda de 0,23% em dezembro no Paraná, marcando o segundo recuo consecutivo, após a retração de 1,33% em novembro, conforme boletim técnico divulgado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). No acumulado de 12 meses, o índice geral ficou em alta de 0,23%, o menor patamar desde dezembro de 2023.
Leite e derivados puxam a baixa; abobrinha lidera recuos
O resultado de dezembro foi influenciado principalmente pela queda de 0,62 ponto percentual no subgrupo leite e derivados e de 0,09 ponto em cereais. Leite e derivados recuaram 4,49%, acompanhados por ovos de galinha (-3,85%), sal e condimentos (-2,80%) e óleos e gorduras (-2,28%).
Entre os itens pesquisados, os maiores recuos no mês foram abobrinha (-13,16%), alho (-10,35%), uva (-9,24%), leite integral (-7,99%) e melão (-7,77%). O Ipardes atribui a queda da abobrinha à maior oferta favorecida pelo clima; a do alho, à boa produtividade e ao aumento das importações; a da uva, à oferta elevada mesmo com demanda de fim de ano; e a do leite, à combinação de investimentos, clima favorável e maior importação.
Na variação acumulada em 12 meses, os destaques de queda foram cereais (-28%), leite e derivados (-9,71%) e ovos de galinha (-6,28%).
Queda em sete dos nove municípios; Umuarama tem maior retração
Regionalmente, o IPR de dezembro caiu em sete dos nove municípios pesquisados. A maior queda foi registrada em Umuarama (-1,04%), seguida por Londrina (-0,56%), Pato Branco (-0,32%), Cascavel (-0,22%), Maringá (-0,13%), Curitiba (-0,11%) e Ponta Grossa (-0,03%).
O subgrupo ovos de galinha teve as maiores quedas em Maringá (-6,48%), Curitiba (-5,49%), Londrina (-5,43%) e Umuarama (-5,28%). Já leite e derivados recuou com mais força em Ponta Grossa (-4,82%), Foz do Iguaçu e Cascavel (-4,51%) e Pato Branco (-3,93%). Em Guarapuava, o destaque foi hortaliças e verduras (-4,67%).
Além de ovos e leite integral, a abobrinha apresentou quedas em todos os municípios pesquisados, com destaque para Ponta Grossa (-18,09%) e Curitiba (-16,31%).
Como o índice é calculado
O IPR – Alimentos e Bebidas é divulgado mensalmente pelo Ipardes e reúne 91 produtos, organizados em 18 subgrupos, com abrangência para o Paraná e para os municípios polos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Os preços utilizados no cálculo são extraídos de Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas por estabelecimentos comerciais e disponibilizadas pela Receita Estadual, respeitando critérios de sigilo fiscal.
A cesta do índice reflete o padrão de consumo de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (2018). Para o cálculo, são utilizados cerca de 2,5 milhões de registros de NFC-e de 583 estabelecimentos distribuídos nos nove municípios pesquisados.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]



