Paisagismo
Dracena Arbórea: características e dicas para o cultivo dessa planta purificadora
A dracena arbórea é uma planta que merece um lugar de destaque em sua casa ou jardim. Ela é bonita, elegante, purificadora e benéfica para a saúde.
Publicado
2 anos atrásem

A Dracena Arbórea é uma planta nativa da África do Sul, que faz parte da família Asparagaceae e se destaca pelo seu aspecto escultural e elegante. Além da beleza que traz aos ambientes internos e externos, essa dracena também tem a capacidade de purificar o ar e fazer bem à saúde.
A seguir, iremos abordar as principais características e os cuidados necessário para o cultivo desta planta nativa da África do sul, que esbanja toda sua elegância tropical em jardins e ambientes internos.
Imagem: semprevivapaisagismo
Características da dracena arbórea
A jardineira Glaucia Regina, que posta frequentemente suas experiências no cultivo de plantas no canal GRSDPLANTAS, explica que a dracena arbórea é um arbusto perene e de crescimento moderado. Quando cultivada em vasos, ela pode chegar a medir 2 metros de altura, enquanto diretamente ao solo chega a medir 10 metros de altura.

Ela é conhecida pelas suas folhas compridas, estreitas, de cor verde e com nervura bem definida. Ela pode apresentar o crescimento de flores brancas, mas que não possuem importância ornamental. No paisagismo, ela pode ser usada como planta isolada ou em conjunto formando maciços, em forma de renques como cerca viva, ou em vasos presentes em ambientes internos com boa luminosidade.
Ela purifica o ar
Além de ser uma ótima opção para paisagismo e decoração, por seu aspecto escultural e elegante, a dracena arbórea é conhecida por sua ação purificadora do ar.
Segundo um estudo da NASA, ela é capaz de remover do ar poluentes como formaldeído, xileno e tolueno, que podem causar irritação nos olhos, nariz e garganta, dor de cabeça, náusea e alergias.
Como Cuidar da Dracena Arbórea?
Iluminação
A jardineira recomenda que a Dracena Arbórea seja cultivada em ambientes bem iluminados, onde possa ficar receber o sol pleno ou em locais de meia-sombra.

Se for cultivada dentro de casa, o vaso com a dracena deve ficar exposto próximo de uma janela bem iluminada, de preferência onde a luz do sol pegue por algumas horas do dia.
Substrato e rega
Glaucia Regina indica que o substrato ideal para o cultivo da dracena arbórea deve ser fértil, rico em matéria orgânica, leve, fofo e bem drenado. As regas por sua vez devem ser moderadas, deixando o solo secar antes de regar novamente.
Adubação
Para promover um crescimento vigoroso e manter suas folhas saudáveis, utilize mensalmente um fertilizante equilibrado, nos meses de crescimento ativo, na primavera e no verão.
Manutenção e Poda:
Embora a Dracena Arbórea seja uma planta relativamente de baixa manutenção, periodicamente faça a remoção de folhas mortas ou danificadas para ajudar a manter sua aparência elegante.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

