Paisagismo
Flor Borboleta: a beleza da natureza em forma de flor
A flor borboleta tem um caule ereto que pode atingir até 1,5 metro de altura. As folhas são verdes e lanceoladas, com margens serrilhadas. As flores são grandes e vistosas, com pétalas amarelas, laranjas ou vermelhas.
Publicado
2 anos atrásem

A flor borboleta, de nome científico Rotheca myricoides, é uma planta arbustiva originária da África. Ela é muito apreciada e conhecida por suas flores azuis, que são muito parecidas com o formato das borboletas.
Podendo atingir até 3 metros de altura, a flor borboleta é uma ótima opção para jardins e áreas externas que possuam pergolados de madeira ou caramanchões rústicos, sem necessitar de muitos cuidados para ser cultivada.
Imagem: Birgit S (@garten_birgit)
Características da flor borboleta
A paisagista Lúcia Borges, do canal @vidanojardim, cita que a espécie é arbustiva, se caracterizando pela presensa de caule semi-lenhoso e ramificado. Suas folhas são verdes e ovais, com bordas serrilhadas.

Ele desenvolve pequenas flores, com cinco pétalas de cor azul brilhante que ficam agrupadas em cachos na extremidade dos ramos, exalando um aroma doce e agradável. Inclusive, a flor borboleta pode ser comestível, sendo incluída em saladas e outros pratos.
Como cultivar a flor borboleta?
1- Exposição a luz
A flor borboleta é uma planta que se adapta muito bem em regiões tropicais e prefere ser cultivada em um ambiente de sol pleno ou a meia-sombra.

Em regiões mais quentes, a paisagista recomenda que ela pegue um pouco de sombra em algum período do dia. Já em regiões mais frias, ela pode ficar exposta a luz direta do sol o dia todo.
2- Rega e adubação
A planta prefere solos úmidos, mas bem drenados. Por isso, além de fazer o uso de um substrato bem drenado, mantenha ele sempre úmido com regas frequentes e regulares.
A adubação poderá ser feita de 2 a 3 vezes no ano, principalmente entre a primavera e verão, fazendo o uso de algum adubo rico em matéria orgânica.
3- Podas e propagação
A flor borboleta não requer podas frequentes, mas pode ser podada para manter o seu formato. Sua propagação pode ser feita por sementes ou por estacas. A propagação por sementes é mais lenta e requer paciência. Já a propagação por estacas é mais rápida e fácil.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

