Connect with us

Paisagismo

Flor Perpétua: a beleza que dura o ano todo

A flor perpétua é uma planta herbácea anual que se destaca por suas flores coloridas e exuberantes. Seu nome científico é..

Publicado

em

Flor perpétua

A flor perpétua é uma planta herbácea anual que se destaca por suas flores coloridas e exuberantes. Seu nome científico é Gomphrena globosa, mas também é conhecida como amaranto globoso, gonfrena e perpétua-roxa.

A paisagista Lúcia Borges, comenta que é “globosa” por desenvolver sua inflorescência bem arredondada. Ela é nativa da Índia, mas é cultivada em todo o mundo. A paisagista complementa, que por mais que seu cultivo seja anual, ela brota facilmente por sementes.
Imagem: Tường Chopper

Características da flor perpétua

A flor perpétua pode atingir entre 30 a 40 cm de altura, sendo composta por caules finos e ramificados. Suas folhas são ovais e com uma cor esverdeada. Já suas flores são pequenas e arredondadas, e podem se desenvolver de várias cores, como rosa, roxo, branco e amarelo.

Floração

flor perpétua
Imagem: Foto de NSU MON

Sua floração ocorre principalmente entre o verão e outono. Contudo, ela são muito duráveis e podem permanecer intactas por várias semanas, mesmo depois de cortadas.

Como cultivar?

A perpétua é muito versátil e que pode ser cultivada em diversos ambientes. Pode ser uma ótima opção para jardins, pergolados, vasos e arranjos florais. Por mais delicada que sejam suas inflorescências, é uma planta relativamente fácil de cultivar.

1- Exposição a luz

Lúcia Borges indica que a iluminação ideal para o cultivo da espécie é o sol pleno. Inclusive, quanto mais luz direta do sol elas pegarem, mais elas florescem.

2- Solo

Ela pode ser plantada em qualquer tipo de solo, mas prefere solos férteis e bem drenados. Como recomendação, caso seu cultivo for ser realizado em jardins e canteiros, pode ser utilizado o solo clássico de jardim, composto por duas partes de terra vegetal e uma de composto orgânico.

Se o cultivo for feito em vaso, prepare o fundo do vaso com uma pequena camada de argila expandida, seguido de um pedaço de manta de drenagem e o substrato composto por terra vegetal e composto orgânico.

3- Regas

A flor perpétua não requer regas frequentes. Ela é tolerante à seca e pode sobreviver em períodos prolongados sem água.

Propagação

A perpétua pode ser propagada através do cultivo de suas sementes ou por divisão da planta.

1- Sementes

Para fazer a propagação por sementes, elas devem ser plantadas em um solo fértil e bem drenado, logo no início da primavera ou no verão.

2- Divisão

Caso seja feito pela divisão da planta, ela deve ser dividida em duas ou mais partes. Cada parte deve ter pelo menos uma raiz. As partes da planta devem ser plantadas em solo fértil e bem drenado.

  • Flor Perpétua: a beleza que dura o ano todo

    Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.

    E-mail: [email protected]

  • Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.

    ​Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

Continuar a Leitura
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.