Paisagismo
Copo de leite: a planta elegante e versátil
Publicado
2 anos atrásem

A copo de leite (Zantedeschia aethiopica), também conhecida como jarro ou boca-de-jarro, é uma planta ornamental da família Araceae. É uma espécie nativa da África do Sul, mas se adaptou bem a climas tropicais e subtropicais, como o Brasil.
Acredita-se que a planta simbolize a pureza, tranquilidade e calma. Razão pela qual é bastante utilizada em cerimônias de casamento, pois representa o amor e a fidelidade.
Imagem: floresnatureza_fotos
Características da flor copo de leite
Ela é caracterizada por sua inflorescência única, que se assemelha a um cálice branco e elegante. Sua inflorescência é composta por uma espata branca, que é a parte vistosa da flor, e um espádice amarelo, que é a parte reprodutora.

Já suas folhas são grandes, verdes e brilhantes e pode atingir até 80 centímetros de altura. Algumas vezes ela pode ser confundida com o lírio-da-paz.
Como cultivar?
Muito utilizada na decoração de ambientes internos e externos, a flor copo de leite uma planta de fácil cultivo, e pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo.
1- Exposição a luz
A copo de leite prefere ser cultivada em ambientes de meia-sombra. A jardinista Flávia Kremer explica que caso ela seja cultivada diretamente ao sol, poderá ficar amarelada com o tempo.
2- Solo e adubação
Em relação ao solo onde ela será cultivada, ela não é muito exigente e geralmente “vai bem” em qualquer solo. Entretanto, pode se rum pouco exigente com a adubação do solo, que deve ser feita com um fertilizante rico em fósforo, que pode ser aplicado por 3 vezes ao ano.
3- Rega
Quanto a rega, a flor copo de leite prefere que elas sejam realizadas regularmente, mantendo o solo sempre úmido. No inverno, reduza a frequência das regas.
Propagação
Ela pode ser propagada por divisão de suas touceiras ou por suas sementes. A divisão de touceiras é o método mais simples e eficiente. Para isso, basta separar uma touceira da planta-mãe e replantá-la em um novo vaso.
Já a propagação por sementes é um processo mais lento e trabalhoso. As sementes devem ser semeadas em um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado. O local deve ser mantido úmido, mas sem encharcar.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

