Paisagismo
Planta Lumina (Chlorophytum orchidastrum): Como cultivar essa planta fluorescente?
Com essas dicas simples, você pode desfrutar da beleza da Lumina em seu espaço, adicionando um toque de frescor e elegância ao seu ambiente interno ou externo.
Publicado
2 anos atrásem

Se você está em busca de uma planta apaixonante e fácil de cuidar em casa para adicionar mais verde ao seu espaço, a Lumina (Chlorophytum orchidastrum) é uma escolha perfeita.
A planta lumina, é uma planta herbácea, nativa da África. Inclusive, ela é uma “parente” do nosso bem conhecido clorofito. Tal semelhança, faz a planta ser muitas vezes ser chamada popularmente por clorifot Lumina.
Imagem: concretezza
Características notáveis da planta Lumina
Segundo a paisagista e jardinista Nô Figueiredo, a lumina é uma planta apaixonante, que se caracteriza por sua base que possui uma coloração bem laranja, seguida por folhas de coloração esverdeada, que nascem em roseta a partir de uma rizoma carnoso.

Sua inflorescência, apresenta uma haste avermelhada com cerca de 50 cm e pequenas flores brancas, com pouco valor ornamental. Por isso, o verdadeiro destaque dessa espécie, é seu aspecto rústico, de coloração alaranjada, que poucas plantas apresentam.
Planta lumina: como cuidar?
Iluminação
A paisagista e jardinista explica que quando a Lumina é cultivada em ambientes internos, ela pode ser o ponto de destaque se cultivada em vasos, desde que fique em um local bem iluminado, de preferência próximo de uma janela.

Ela ainda destaca que “É importante não deixa-la em ambientes onde receba a luz direta do sol, que pode queimar suas lindas folhas“. Quando cultivada em áreas externas, como jardins e canteiros de flores, ela pode ficar isolada ou em pequenos grupos, onde haja a luz filtrada e fique protegida pela sombra de arvores.
Substrato
O substrato deve ser bem drenável, rico em matéria orgânica e mantido umedecido. Pode ser fertilizada com adubações orgânicas leves, como húmus de minhoca.
Rega
Um ponto importantíssimo para que a Lumina mantenha-se saudável, é o cuidado com a umidade presente no substrato.
Por isso, regue o Clorofito Lumina moderadamente, mantendo o solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado. Permita sempre que o substrato seque levemente entre as regas para evitar o apodrecimento das raízes.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

