Paisagismo
Trepadeira jade: a planta ideal para cobrir pergolados e colorir jardins.
A trepadeira jade é uma adição maravilhosa a qualquer jardim, oferecendo uma mistura única de resistência e beleza tropical. Com a luz certa, o substrato ideal
Publicado
2 anos atrásem

A Trepadeira Jade, com sua vitalidade de cor, escala graciosamente pergolados, canteiros e jardins, criando um oásis de tranquilidade e beleza natural.
Seja trepando sobre pergolados ou adornando muros, a Strongylodon macrobotrys é promete uma estética encantadora ao seu espaço verde. Seguindo dicas simples de cultivo, essa linda trepadeira pode trazer uma nova vida ao seu jardim.
Imagem: viveirofloreamor
Características da trepadeira jade
A trepadeira jade é uma planta exótica, nativa das Filipinas, que chama a atenção por sua beleza e exuberância.

Ela possui folhas trifoliadas, de coloração verde-escura, e flores em cachos pendentes, que podem ser de coloração azul-esverdeada, vermelha/alaranjada ou amarela. Contudo, a variação mais comum e mais presente é a de coloração vermelha/alaranjada
Como cultivar?
Embora a trepadeira Jade possa parecer delicada, ela é, na realidade, uma planta robusta que pede pouca manutenção.
1- Iluminação
A palavra-chave para o cultivo da trepadeira jade é “luminosidade”. Ela adora estar presente em um local onde possa receber a luz direta do sol, embora não exija a sua presença direta e constante.
2- Substrato
O substrato é o segundo segredo para um cultivo saudável. Ele deve possuir uma boa drenagem, ser aerado, onde a água pode passar sem empecilhos, evitando assim o acúmulo de água em suas raízes, que ficarão encharcadas e apodrecidas.
Nesse caso, poderá ser utilizada uma mistura de substrato específico para suculentas ou cactos, que seja rica em matéria orgânica e com excelente drenagem.
3- Rega
A rega deve ser o suficiente para deixar o substrato úmido, mas sem exageros para que suas raízes não acabem ficando encharcadas.
A dica é regar apenas quando a camada superficial do substrato estiver seca ao toque, permitindo assim que a planta absorva a umidade necessária sem risco de excessos.
4- Adubação
Para adubação, o período ideal se estende durante os meses mais quentes, entre a primavera e o verão. Ela poderá ser realizada com a aplicação de um fertilizante balanceado, para estimular seu crescimento e sua floração.

Comunicador Social com especialização em Mídias Digitais e quase uma década de experiência na curadoria de conteúdos para setores estratégicos. No Agronamidia, Cláudio atua como Redator-chefe, liderando uma equipe multidisciplinar de especialistas em agronomia, veterinária e desenvolvimento rural para garantir o rigor técnico das informações do campo. É também o idealizador do portal Enfeite Decora, onde aplica sua expertise em paisagismo e arquitetura para conectar o universo da produção natural ao design de interiores. Sua atuação multiplataforma reflete o compromisso em traduzir temas complexos em conteúdos acessíveis, precisos e com alto valor informativo para o público brasileiro.
E-mail: [email protected]
Mel Maria é uma jardineira e empreendedora com mais de 10 anos de experiência no cultivo e comércio de plantas em Curitiba. Como proprietária da renomada Mel Garden, ela transformou sua paixão em uma autoridade local, especializando-se em flores, suculentas e projetos de paisagismo, área na qual atua diariamente.
Sua expertise prática foi rapidamente reconhecida pela comunidade online. Mel contribui ativamente com artigos especializados para importantes plataformas do setor, começando pelo blog Maniadeplantas e hoje é uma autora de destaque na Agronamidia. Sua escrita compartilha o conhecimento adquirido em campo, oferecendo orientações detalhadas e altamente confiáveis para o cultivo e o paisagismo.

